Pare de se sentir um fracasso: caminho para o sucesso
Farol Ativo | Leitura: 7 min
No início é tudo uma questão de admirá-los e tê-los como inspiração. Você fica motivado ao vê-los e começa a segui-los nas redes sociais. Você começa a conferir o conteúdo deles, talvez diariamente, e como eles te motivam muito bem, você começa a trabalhar cada vez mais para poder ser como eles um dia; mas depois de um tempo você começa a perceber que os resultados não vão aparecer, talvez haja algum resultado pequeno, mas quando você os compara, não há nada como o sucesso deles.
Quando você começa a comparar suas conquistas com as deles e vê a diferença significativa entre você e eles, você pode começar a sentir ciúmes ou pode começar a se sentir um fracasso ou você pode até começar a se sentir deixado para trás na vida. Sinto muito em dizer, mas se você tem essa mentalidade agora, é provável que fracasse. Vou explicar neste artigo porque e como mudar essa mentalidade, este provavelmente será o artigo mais importante que já publiquei aqui no blog, então eu peço que você leia até o final.
Como a ideia de sucesso faz você se sentir um fracasso
A sociedade nos pressiona para ter sucesso constante. Temos que saber o que fazer da nossa vida, mesmo que sejamos bem jovens. Temos que saber o que fazer, quem contatar, o plano de ação exato e tudo mais…, mas quando falamos de forma realista sobre esta circunstância, é completamente normal que você não saiba o que fazer a seguir. Todo mundo tem momentos na vida em que se sente perdido e/ou deixado para trás, talvez mais do que momentos, talvez décadas ou algo assim. Isso é completamente normal. A sociedade nos coloca pressão para sermos bem-sucedidos constantemente.
Vamos começar por aqui: O que é sucesso? Como definimos sucesso? Qual é o significado de ter sucesso? Na maioria dos casos, ter sucesso significa que você alcançará os objetivos do seu sonho, ter o dinheiro sendo respeitado pelas pessoas que estão ao seu redor e talvez ser bom para a sociedade e aproveitar sua vida ao máximo.
Quando começarmos a nos comparar com as pessoas que são bem-sucedidas, provavelmente ignoraremos duas coisas: vantagens injustas e a ilusão do iceberg. Vamos falar sobre vantagens injustas, então uma pequena pergunta antes de começar a falar sobre isso: Você acredita que a vida é justa?
Sobre a vida
Eu vou te contar a minha opinião. A vida é injusta, a vida é injusta demais e eu não sou o único que pensa assim. “— Eu sou um jovem homem branco educado. Eu tive muita sorte. E a vida não é justa. —”. Essas são as palavras de Evan Spiegel, o bilionário cofundador do Snapchat. Basicamente Evan Spiegel cresceu em uma casa multimilionária em Los Angeles, seus pais eram advogados famosos e muito bem-sucedidos, que lidavam com grandes países globais, ele obteve a melhor educação do mundo e seu mentor foi o cofundador do Youtube, Scott Cook; ele teve a melhor educação, seus pais também foram educados, eles tinham dinheiro, eram multimilionários, ele tinha um networking que era saudável e ele teve todas as oportunidades em sua vida, usou essas vantagens injustas e se tornou bem-sucedido.
Depois de ouvir a história de Spiegel, você pode pensar que é claro que ele terá sucesso. Não tenho essas vantagens injustas, nunca poderei ser como ele. Isso não é verdade. Na verdade, existe uma maneira de todos terem sucesso, você ainda pode pensar que a vida é tão injusta e nunca vai mudar. E sim, isso é verdade, a vida sempre será injusta, devemos sempre aumentar a quantidade de justiça em nossa sociedade, mas quando pensamos sobre os humanos e a condição humana e os preconceitos que temos, a vida provavelmente nunca será justa. Então como podemos ter sucesso neste mundo tão injusto?
Descobrindo suas vantagens injustas
Por favor, não me diga que você ainda acredita nisso de que o trabalho é a única maneira de alcançar o sucesso, porque não é e é hora de mudar de ideia com o fato de que “O sucesso não é simplesmente concedido aos trabalhadores mais esforçados, é concedido àqueles que desenvolvem e usam suas vantagens injustas.”. Esta é uma citação do livro “A vantagem injusta”. Não é sobre uma vantagem antiética ou ilegal, uma vantagem injusta é uma vantagem competitiva. Seu conjunto de vantagens injustas é exclusivo para você e, às vezes, não é dinheiro.
Vamos a um exemplo muito simples da mídia social, dos influenciadores. Talvez ser bonito seja uma vantagem injusta significativa que você pode usar. Não significa necessariamente que, se você não se enquadra nos padrões de beleza atuais, não poderá ter sucesso como influenciador, mas se você for bonito, é mais provável que você tenha sucesso, porque você tem aquela vantagem injusta. Outro exemplo é o jogador de basquete. É claro que existem jogadores de basquete baixos que são muito bem-sucedidos, mas se você for alto, terá essa vantagem injusta.
Virando a chave
Se você usar a injustiça da vida como uma desculpa, para ter uma mentalidade de vítima, para evitar se esforçar para alcançar seus objetivos e tornar seus sonhos realidade, você estará apenas se prejudicando. Se quisermos ter sucesso em nossas vidas, temos que encontrar nossas vantagens injustas.
Existem diversas vantagens injustas que você pode usar em sua vida, por exemplo, o dinheiro, o capital que você tem ou pode facilmente levantar; a inteligência e insight, que inclui inteligência adquirida em livros ou vídeos, inteligência social e emocional, bem como a criatividade; a localização e sorte, que podemos colocar como estar no lugar certo, na hora certa; a educação e especialização, que é tanto a sua escolaridade formal, como também a sua autoaprendizagem, que fornece o conhecimento intelectual e técnico; o status, o seu status social, incluindo sua rede e conexões, é a sua marca pessoal, em outras palavras, como você é percebido; também temos a confiança, autoestima, aparência, altura e diversos outros atributos.
Ao observar esses exemplos, você pode pensar que não tem nenhuma vantagem injusta na sua vida, mas isso é impossível. Se você souber como criar e usar, tudo pode ser sua vantagem injusta.
Se sentir um fracasso muitas vezes está ligado com o conceito do Iceberg
Outra coisa que as pessoas ignoram é a ideia do iceberg. Todas as pessoas veem o sucesso de alguém, a ponta do iceberg, mas não veem todos os estágios de erros, persistência, falhas, que seria a metade inferior do iceberg, que fica debaixo d’água. Não vemos o que as pessoas passam para alcançar o sucesso, que são os estágios de uma mentalidade de crescimento, então deixe-me dar um exemplo meu. Veja bem o meu blog, no momento da publicação desse artigo, ele já possui mais de 10 artigos, alguns deles não tem nenhuma visualização. A questão é que há um trabalho por trás da produção de cada artigo e ele contínua existindo mesmo que não haja resultados. Essa seria a parte inferior do iceberg que você nunca viu, você não sabia disso, mas eu sempre me lembrarei e conhecerei todos esses estágios.
Talvez em sua vida atual você esteja apenas vendo a ponta e não conheça o fundo do iceberg das pessoas, ou talvez você não soubesse nada sobre vantagens injustas e talvez não soubesse como usar suas vantagens injustas, e isso é completamente normal, mas espero que você possa mudar sua mentalidade e começar a trabalhar em si mesmo, porque você pode usar suas vantagens injustas, maximizar seu sucesso na vida e parar de se sentir um fracasso. A última coisa que eu diria é: nunca desista de seus sonhos, não trabalhe apenas duro, trabalhe duro e com inteligência.
Categorias
“A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor de outra pessoa, mas estar motivado a eliminá-la.”