Farol Ativo

Seja 1%: aprenda a sair na frente de 99% das pessoas

Você é um escravo. Como todo mundo você nasceu em cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver, sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente. Após esse artigo, você só terá duas opções: a primeira é continuar preso no país das maravilhas, junto com Alice e 99% da população, a segunda é fazer parte dos 1% que despertaram. Aqui está como você vai sair na frente de 99% das pessoas:
Farol Ativo | Leitura: 8 min
Como sair na frente de 99% das pessoas: Faça parte dos 1%

Você precisa tomar consciência de duas coisas: a primeira é o que você não quer e a segunda é onde você terminará se continuar fazendo as mesmas coisas na vida.

Observe as massas e veja onde a ação estúpida as levam. Não é nada legal quando você observa as pessoas sentadas com seus pensamentos quebrados, mas é necessário. Contudo pense profundamente e não aceite somente o que você vê na superfície. Pois viver com a mente fechada no nível da superfície é o que te colocou também nessa situação.

Você precisa enxergar com mais profundidade, mais realidade, porque é mais fácil saber o que você não quer por experiência e observação, do que saber o que você quer através da imaginação e apenas pensando e tendo todas essas grandes ideias para o seu futuro e, não me interprete mal aqui, não estou descartando essas coisas, mas você precisa observar com mais clareza para sair na frente.

Muitos de vocês sabem que sou fã de criar uma visão para o seu futuro, mas a melhor maneira de fazer isso é criando também uma anti-visão e tendo algo negativo, algo que você despreza, alguma coisa que vai te deixar com raiva, porque a energia negativa é muito potente, ela pode ser usada para realmente alcançar o que você deseja na vida.

É como quando eu vou me exercitar. Caminho na beira da estrada olhando as árvores e penso em como seria minha vida sem esse exercício. Onde eu poderia acabar se não me esforçasse ao máximo para manter minha rotina? De alguma forma eu fico muito chateado e posso sentir essa energia. E não, ficar chateado não é ruim. Emoções negativas não são ruins. Elas existem. Elas são o que são e devem ser usadas, não suprimidas, mas usadas para o bem.

Sair na frente com a anti-visão

Então, para criar sua anti-visão, sente-se com um caderno e torne-se um cientista louco. Desenhe tudo, sente-se por 30 minutos e escreva tudo, todo o seu futuro, mas comece com a anti-visão e escreva cada coisa que você não quer nesta vida. O que você não quer ser? Como você não quer que o seu futuro seja? O que você não quer no seu dia a dia? E a partir disso ficará muito mais claro para você qual será realmente a sua visão, porque é exatamente o oposto dessas coisas.

Quando você olha para a sua anti-visão depois de criá-la ou enquanto você está escrevendo, você deve se sentir desconfortável. Você deve se sentir muito desconfortável, com a possibilidade de onde você poderia acabar se você não assumir o controle da sua vida, e então, com esse desconforto, você deve focar em um grande objetivo, focar sua visão para o futuro. Isso deve ser significativo, porque sua anti-visão geralmente não tem sentido. Ela vem de uma ação estúpida, vem de não fazer nada e deixar a entropia, a desordem, tomar conta e apenas arrastar sua vida para o caos. É o que a entropia faz. É a lei suprema do universo. Se você não criar ordem para sua vida, você cairá no caos.

Nesse mesmo caderno, com essa visão para o seu futuro e seu plano anti-visão, seja o cientista maluco que vai trabalhar no projeto de sua vida. Crie um plano, crie uma estratégia para exatamente o que você fará no dia a dia, semana após semana. Cada coisa que você fará na próxima semana, ao escrever, seja extremamente específico. Crie ordem para que você não seja vítima da entropia.

Próximo passo

O próximo passo é desaparecer, não literalmente, claro, mas é importante que você suma por pelo menos 6 meses. Algumas pessoas chamam de modo caverna. E é aqui onde separamos boa parte dos 99%. Estou dizendo para desaparecer das coisas que não pertencem à sua vida. Corte-as. Podem ser pessoas, jogos, aplicativos ou até mesmo maus hábitos. Apenas tome consciência das coisas que estão prendendo você.

Há várias maneiras de fazer isso, mas com o processo que discutimos e o que funcionou melhor para mim é apenas arrancar o band-aid (curativo) e livrar-se de todos eles de uma vez só. Você não precisa se explicar aqui para outras pessoas que irão mexer com você. “— Ei, mano, para onde você foi? —”. Simplesmente desapareça.

Em outras palavras, quebre seu vício sentindo-se uma merda. Porque essa sensação de merda tem uma causa, e isso é, bem, tem múltiplas causas, mas estamos falando de mental aqui, não físico, que seria atribuído a algo como nutrição ou comida, mas mental, energia mental que você está gastando em pessoas e coisas que não dão a mínima para você.

Direcione essa energia mental que você tem agora para sua visão futura. Porque você criou um sistema que evitará a entropia em sua vida, o que o levará da anti-visão à visão, e para manter um sistema que evite a entropia, você precisa de energia, neste caso, energia mental para atualizar ou manifestar essa visão.

Fundamentos enfadonhos para sair na frente

Crie o hábito dos fundamentos enfadonhos, ou seja, hábitos que incomodam. Mas perceba que os fundamentos enfadonhos não são enfadonhos, porque a maioria das pessoas de sucesso realizam as mesmas ações repetitivas no dia a dia, como um jogo que imita o mundo real, em que você está se conectando e repete a mesma coisa indefinidamente para subir de nível lentamente com o tempo. Certo? Você está lutando contra monstros, você está passando por masmorras, você está fazendo a mesma coisa para acumular experiência. Então você precisa transferir isso para o mundo real e mover as alavancas que realmente o levarão em direção aos seus verdadeiros objetivos. Estes são fundamentos, são princípios.

Entenda que esses fundamentos não são chatos. Eles parecem chatos superficialmente quando você olha para outra pessoa fazendo isso dia após dia, tipo, “— Ah, olha esse cara Ruan, ele escreve 20 minutos todas as manhãs, ah, isso parece tão chato —”, mas este é o domínio sobre a miséria.

É como os chefs de sushi que levam anos para aperfeiçoar o preparo do arroz. E isso vem em etapas, como andar de bicicleta, onde você primeiro aprende como pedalar, frear e então você passa para o próximo passo, que é quando você aprende a se equilibrar. Você tem que praticar essas coisas novamente e repetidamente, como quando você estava aprendendo a andar, até que se torne fácil ou inconsciente. Então você abre mais energia mental para passar para a próxima coisa que o levará à sair na frente das pessoas que estão tentando obter um resultado, que normalmente levaria 10 anos para ser alcançado, e você consegue em duas semanas. Ok, isso simplesmente não vai acontecer. Então a pergunta que todo mundo faz, como quando você começa algo novo é: quando verei esse resultado?

Resultados

A resposta é: Depende. Resultados como chef de sushi ou com algo como aprender a andar de bicicleta?! A questão é que você receberá uma resposta que não quer ouvir e isso vai te tirar do caminho. Pode levar anos, levar uma vida inteira de tentativa e erro para criar um projeto. Como eu disse, torne-se um cientista maluco. A essência da ciência é tentativa e erro. Então, para aperfeiçoar um projeto de vida que você está construindo, vai levar uma vida inteira e isso é o que vai te dar propósito. Sinta-se confortável com esse pensamento.

Todo esse processo que acabamos de passar para perceber o que você não quer, criar uma estratégia e se lançar na direção oposta e priorizar o sucesso de longo prazo, é a história de origem. Você ouvirá isso em todas as histórias de origem de uma pessoa bem-sucedida.

Então aperte o interruptor dentro de você, um novo ano está a sua disposição, uma nova oportunidade. Aperte o interruptor e construa uma base que o levará para a vida que você deseja. E só para lembrá-lo, aqui no blog você encontrará uma série de artigos que o ajudará em sua jornada. Seja 1%!

Categorias

Dicas, técnicas e ferramentas para maximizar a produtividade e gerenciar o tempo de forma eficaz.
Estratégias para definir projetos e objetivos claros, além de métodos para acompanhar o progresso e adaptar quando necessário.
A importância de incorporar hábitos saudáveis, tanto física quanto mentalmente, para impulsionar a jornada.
Conteúdo voltado para o aprimoramento de habilidades profissionais e avanço na carreira.
Abordagens para aprimorar habilidades pessoais, como autoconfiança, comunicação e habilidades interpessoais.
Histórias inspiradoras, citações motivacionais e conselhos para manter a motivação em alta.

“A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor de outra pessoa, mas estar motivado a eliminá-la.”

Daniel Goleman